FILMOTECA - Revista de Cinema: Pág. 9


se7e

7 mitos sobre cinema que limitam nosso olhar



Algumas ideias que repetimos sobre os filmes podem estar reduzindo o cinema que estamos dispostos a descobrir

“É muito parado.” “É em preto e branco.” “Não entendi o final.” “Deve ser bom porque ganhou vários prêmios.”

Comentários como esses fazem parte das conversas sobre cinema. Muitas vezes expressam apenas preferências pessoais. O problema começa quando se transformam em regras capazes de decidir, antes mesmo da sessão, quais filmes merecem nossa atenção.

Nesta edição, o se7e reúne sete desses mitos e propõe uma pergunta: quantos filmes deixamos de descobrir porque esperamos que todos funcionem da maneira a que já estamos acostumados?



1. FILME LENTO É FILME RUIM

Ritmo não é sinônimo de qualidade. Alguns cineastas utilizam a duração, o silêncio e a observação como elementos fundamentais de sua linguagem. Ozu, Tarkóvski e Béla Tarr são exemplos de autores para quem o tempo também produz significado.

Isso não transforma todo filme lento em grande cinema. Apenas significa que lentidão, sozinha, não é defeito.

2. FINAL ABERTO É FALTA DE CONCLUSÃO

Nem toda história precisa entregar uma resposta definitiva.

Filmes como A Separação, de Asghar Farhadi, utilizam a ausência de uma solução final para prolongar seus conflitos além da sessão. Até produções populares, como A Origem, de Christopher Nolan, recorrem à ambiguidade.

Às vezes, a pergunta que permanece é justamente a conclusão que o filme procura.

3. PRETO E BRANCO É ULTRAPASSADO

Depois da consolidação do cinema colorido, o preto e branco tornou-se também uma escolha estética.

Roma, Cold War e O Farol estão entre os exemplos contemporâneos. Sem as cores, luz, sombra, contraste e textura assumem outras funções.

O preto e branco não pertence apenas ao passado do cinema. Continua sendo parte de sua linguagem.

4. CINEMA COMERCIAL NÃO PODE TER GRANDE VALOR ARTÍSTICO

Hitchcock fez cinema para grandes públicos. Spielberg também. Tubarão ajudou a estabelecer o modelo do blockbuster moderno e permanece uma extraordinária aula de suspense e construção narrativa.

Sucesso comercial não garante qualidade artística. Mas tampouco a impede. A fronteira entre entretenimento e arte é muito menos rígida do que parece.

5. FILME PREMIADO DEVE AGRADAR TODO MUNDO

Oscar, Palma de Ouro e outros prêmios ajudam a reconhecer e divulgar obras importantes. Não obrigam ninguém a gostar delas.

Premiações refletem escolhas de determinados júris, realizadas em contextos específicos. Para o espectador, talvez seja mais interessante substituir “preciso gostar deste filme” por outra pergunta: por que ele foi tão valorizado? Mesmo a discordância pode ampliar nosso repertório.

6. PARA ENTENDER CINEMA É PRECISO FORMAÇÃO ESPECIALIZADA

Todo espectador já lê imagens antes de conhecer os nomes das técnicas.

Percebemos quando a música provoca tensão, quando um enquadramento isola alguém ou quando a montagem acelera uma sequência. Estudar cinema permite compreender melhor esses recursos, mas não é pré-requisito para começar.

O repertório não precisa existir antes da experiência. Ele é construído por ela.

7. RECONHECER DEFEITOS SIGNIFICA NÃO PODER GOSTAR

Um filme pode ser imperfeito e ainda nos emocionar. Outro pode ser tecnicamente extraordinário e não estabelecer qualquer conexão conosco.

Por isso, três perguntas diferentes não precisam produzir a mesma resposta:

É bem realizado? É importante? Eu gostei?

Separá-las é um dos primeiros passos para abandonar o simples veredicto e desenvolver um olhar crítico.

QUANTO CINEMA EXISTE ALÉM DAQUILO QUE JÁ GOSTAMOS?

Questionar esses mitos não significa aprender a gostar de filmes lentos, finais abertos ou obras em preto e branco. Significa evitar que nossas preferências se transformem em barreiras.

Diante de um filme que provoca estranhamento, uma pergunta pode mudar a experiência: o que esta obra está tentando fazer?

É também dessa questão que parte UM NOVO OLHAR, nova seção da Filmoteca. A proposta é enfrentar algumas das resistências mais comuns dos espectadores, entender de onde elas vêm e experimentar outras formas de aproximação com os filmes.

Não para ensinar ninguém a gostar de tudo.

Mas para descobrir quanto cinema ainda pode existir além daquilo que já sabemos gostar.

Ensaio aprofundado na BIBLIOTECA.

Veja as demais mostras em se7e