Cinédia, Atlântida, chanchada e Vera Cruz: quando o
cinema brasileiro tentou transformar produção em continuidade
Entre as primeiras experiências cinematográficas realizadas
no Brasil e a existência de uma indústria capaz de produzir filmes regularmente
havia uma distância considerável. Filmar era possível. O problema estava em
transformar iniciativas isoladas em uma atividade permanente, com estúdios,
profissionais especializados, financiamento, distribuição, salas interessadas
em exibir as obras e, principalmente, um público disposto a pagar para assistir
ao cinema produzido no próprio país.
Nas duas décadas seguintes surgiram respostas bastante
diferentes para esse problema. A Cinédia procurou aproximar o cinema brasileiro
de um modelo industrial de estúdio. A Atlântida encontrou na comédia popular e
na chanchada uma relação particularmente forte com o público. A Vera Cruz
tentou elevar os padrões técnicos e produtivos, aproximando-se das grandes
estruturas internacionais. Nenhuma dessas experiências conseguiu estabelecer
definitivamente uma indústria cinematográfica brasileira nos moldes imaginados
por seus criadores. Mas todas ajudaram a revelar uma questão que acompanharia o
cinema nacional durante boa parte de sua história: produzir filmes é apenas uma
parte do problema. É preciso também descobrir como fazê-los circular e
encontrar espectadores.
QUANDO FAZER FILMES JÁ NÃO ERA SUFICIENTE
Nas primeiras décadas do cinema brasileiro, a produção havia
se desenvolvido principalmente por meio de iniciativas locais, pequenos
produtores, ciclos regionais e empreendimentos frequentemente descontínuos.
Havia filmes, realizadores e experiências importantes, mas era difícil
estabelecer uma cadeia produtiva capaz de manter a atividade durante longos
períodos.
O advento do som tornou essa fragilidade ainda mais
evidente. A nova tecnologia exigia investimentos, equipamentos e conhecimentos
técnicos adicionais justamente quando o cinema norte-americano chegava ao
mercado brasileiro com uma capacidade industrial incomparavelmente maior.
Ao mesmo tempo, porém, o som oferecia uma oportunidade. A
língua, a música, o humor e os tipos populares brasileiros podiam aproximar o
cinema nacional de espectadores que até então consumiam predominantemente
produções estrangeiras. A pergunta deixava de ser apenas como realizar filmes
no Brasil. Passava a incluir outra questão: que tipo de cinema brasileiro
poderia conquistar seu próprio público?
Foi nesse ambiente que surgiu uma das experiências
fundamentais do período.
CINÉDIA: O SONHO DO ESTÚDIO BRASILEIRO
Fundada em 1930 por Adhemar Gonzaga, a Cinédia representava
uma ambição que ia além da realização ocasional de filmes. Gonzaga acompanhava
atentamente o desenvolvimento do cinema internacional e acreditava que o Brasil
precisava criar estruturas permanentes de produção.
A própria ideia de um estúdio cinematográfico carregava uma
mudança de perspectiva. Em vez de organizar uma equipe apenas quando aparecesse
a oportunidade de realizar determinado filme, procurava-se estabelecer
instalações, equipamentos e profissionais capazes de trabalhar com maior
continuidade. Era uma tentativa de transformar o cinema em atividade
organizada.
A Cinédia produziu obras importantes e participou da
consolidação do cinema sonoro brasileiro, mas sua contribuição histórica talvez
seja ainda mais ampla. Em torno dela começou a ganhar força uma combinação que
se mostraria decisiva para o cinema popular das décadas seguintes: música,
comédia, artistas conhecidos do rádio, carnaval e referências facilmente
reconhecíveis pelo público.
Essa aproximação não aconteceu por acaso. Enquanto Hollywood
possuía estrelas internacionalmente conhecidas e grandes recursos de produção,
o cinema brasileiro precisava descobrir quais elementos poderiam funcionar como
sua própria força de atração. O rádio, então um dos principais meios de
comunicação de massa do país, oferecia artistas, músicas e vozes que os
espectadores já conheciam.
O cinema começava a compreender que não precisava
necessariamente competir com Hollywood imitando tudo o que Hollywood fazia.
Poderia procurar sua vantagem justamente naquilo que o cinema estrangeiro não
possuía: a familiaridade com a cultura popular brasileira.
A CHANCHADA ENCONTRA O PÚBLICO
Essa descoberta atingiria sua forma mais popular com as
chanchadas, especialmente a partir da atuação da Atlântida Cinematográfica,
fundada em 1941.
Durante muito tempo, a chanchada ocupou uma posição
desconfortável na história crítica do cinema brasileiro. Seu humor
frequentemente escrachado, suas tramas simples, os números musicais e a rapidez
da produção permitiam que fosse vista como um cinema menor, pouco sofisticado e
excessivamente comercial. Mas essa avaliação se torna insuficiente quando
observamos o fenômeno em sua dimensão histórica.
As chanchadas fizeram algo que o cinema brasileiro perseguia
havia décadas: estabeleceram uma relação consistente com grandes parcelas do
público.
O gênero incorporava elementos do rádio, do teatro de
revista, do carnaval e da música popular. Astros como Oscarito e Grande Otelo
tornaram-se figuras centrais de um cinema que reconhecia o potencial do humor
brasileiro e não hesitava em dialogar com acontecimentos, costumes e
comportamentos do cotidiano.
Havia ainda um aspecto particularmente interessante. Muitas
chanchadas parodiavam o próprio cinema estrangeiro que dominava as telas
brasileiras. Hollywood podia fornecer modelos de espetáculo, gêneros e
estrelas, mas o cinema nacional respondia transformando essas referências por
meio da sátira. Em vez de simplesmente reproduzir o modelo importado,
apropriava-se dele e o submetia ao humor local.
Esse processo ajuda a compreender por que a chanchada não
deve ser observada apenas como entretenimento popular. Ela também revela uma
forma de negociação cultural. O público brasileiro assistia ao cinema
norte-americano, conhecia suas convenções e podia rir quando essas convenções
eram deslocadas para outro contexto.
A Atlântida percebeu ainda que uma indústria não depende
somente da capacidade de produzir. A associação com o circuito exibidor de Luiz
Severiano Ribeiro fortaleceu a relação entre produção e acesso às salas. Era
uma questão decisiva, porque um filme concluído não possui valor econômico
significativo se não consegue chegar ao espectador.
Nesse ponto aparece um dos problemas estruturais que
continuariam acompanhando o cinema brasileiro: quem controla a circulação dos
filmes possui enorme influência sobre aquilo que consegue existir
comercialmente.
VERA CRUZ: AGORA O BRASIL QUERIA FAZER CINEMA “GRANDE”
Se a Atlântida encontrou força na aproximação com a cultura
popular, outra experiência surgida no final dos anos 1940 partiu de uma ambição
bastante diferente.
Fundada em São Bernardo do Campo, em 1949, a Companhia
Cinematográfica Vera Cruz pretendia construir uma produção brasileira
tecnicamente comparável ao cinema realizado pelos grandes estúdios
estrangeiros. Havia capital, instalações sofisticadas, profissionais
contratados no exterior e uma preocupação evidente com fotografia, cenografia,
som, direção e acabamento.
Era um projeto de industrialização cinematográfica em escala
até então incomum no país.
A Vera Cruz desejava demonstrar que o Brasil podia realizar
filmes tecnicamente ambiciosos e capazes de alcançar reconhecimento
internacional. Em poucos anos, produziu obras que permaneceriam importantes
para a história do cinema nacional. O Cangaceiro, dirigido por Lima
Barreto e lançado em 1953, alcançou projeção internacional e recebeu prêmio no
Festival de Cannes.
À primeira vista, parecia a confirmação de que o projeto
funcionava.
Mas a história da Vera Cruz também expôs uma contradição
fundamental. Era possível construir estúdios, contratar técnicos experientes,
investir em equipamentos e elevar consideravelmente a qualidade de produção.
Isso não significava que estivesse resolvido o problema econômico.
Produzir em escala industrial exigia custos elevados e
receitas capazes de sustentá-los. Mais uma vez, distribuição e exibição
apareciam como elementos decisivos. Uma empresa poderia dominar a realização
dos filmes e ainda assim permanecer vulnerável se não controlasse adequadamente
os caminhos pelos quais esses filmes chegavam ao mercado e se transformavam em
receita.
A Vera Cruz entrou em dificuldades financeiras poucos anos
depois de sua criação. Seu projeto original não conseguiu se sustentar como
imaginado.
O fracasso empresarial, entretanto, não transforma a
experiência em fracasso histórico.
DUAS RESPOSTAS PARA A MESMA PERGUNTA
Observar Atlântida e Vera Cruz lado a lado ajuda a perceber
algo importante sobre o período. As duas empresas buscavam alguma forma de
continuidade para o cinema brasileiro, mas imaginavam caminhos diferentes.
A Atlântida aproximou-se intensamente do gosto popular,
explorou comédia, música e estrelas conhecidas e desenvolveu uma produção
relativamente econômica. A Vera Cruz apostou em maior sofisticação técnica,
estruturas de estúdio, profissionalização e possibilidade de competir em outro
patamar de produção.
Seria tentador transformar essa diferença em uma oposição
simples entre cinema popular e cinema de prestígio, mas isso reduziria demais o
problema. O que estava em discussão era algo maior: qual modelo econômico e
cultural poderia sustentar uma cinematografia brasileira?
A resposta nunca seria simples porque o país precisava lidar
simultaneamente com diferentes obstáculos. Era necessário financiar a produção,
formar profissionais, desenvolver linguagem própria, disputar espaço nas salas,
enfrentar a concorrência estrangeira e convencer o público de que o cinema
brasileiro merecia sua atenção.
Cada empreendimento resolvia algumas dessas questões e
deixava outras em aberto.
UMA INDÚSTRIA QUE NUNCA TERMINAVA DE SE FORMAR
Entre os anos 1930 e 1950, o cinema brasileiro avançou
enormemente em relação às experiências descontínuas das primeiras décadas.
Estúdios foram construídos, profissionais se especializaram, estrelas surgiram,
gêneros conquistaram público e filmes brasileiros demonstraram capacidade de
alcançar reconhecimento dentro e fora do país.
Mesmo assim, a sonhada indústria cinematográfica nacional
continuava instável.
Essa aparente contradição seria recorrente. O Brasil
demonstraria repetidas vezes que possuía cineastas, atores, técnicos, histórias
e público suficientes para produzir uma cinematografia relevante. O que
permaneceria difícil seria transformar esses elementos em um sistema econômico
contínuo.
Talvez por isso a história do cinema brasileiro não possa
ser compreendida apenas como uma sucessão de movimentos artísticos ou grandes
filmes. Ela também é a história de diferentes tentativas de construir as
condições materiais necessárias para que esses filmes existam.
Cinédia, Atlântida e Vera Cruz representam momentos
fundamentais dessa procura. Uma ajudou a consolidar a ideia do estúdio e do
cinema sonoro brasileiro. Outra mostrou que um cinema profundamente ligado à
cultura popular podia estabelecer comunicação poderosa com o público. A
terceira demonstrou que o país era capaz de atingir padrões técnicos e ambições
internacionais muito maiores do que muitos imaginavam.
Nenhuma encontrou sozinha a fórmula definitiva.
Mas, ao final desse período, o cinema brasileiro já havia
aprendido algo que seria fundamental para tudo o que viria depois: não bastava
perguntar como fazer cinema no Brasil. Era preciso perguntar que cinema fazer,
para qual público, com quais recursos e dentro de qual estrutura.
Nos anos seguintes, uma nova geração começaria a desconfiar
da própria ideia de que o caminho deveria ser reproduzir uma grande indústria
cinematográfica nos moldes estrangeiros. Em vez de perguntar como construir uma
Hollywood brasileira, alguns cineastas começariam a formular uma questão
radicalmente diferente: e se a força do nosso cinema estivesse justamente em
encontrar outra maneira de fazer filmes?
Essa mudança de perspectiva abriria caminho para uma das
transformações mais importantes da história do cinema brasileiro.