Cinema Brasileiro: A Busca Por Uma Indústria

Cinédia, Atlântida, chanchada e Vera Cruz: quando o cinema brasileiro tentou transformar produção em continuidade



Entre as primeiras experiências cinematográficas realizadas no Brasil e a existência de uma indústria capaz de produzir filmes regularmente havia uma distância considerável. Filmar era possível. O problema estava em transformar iniciativas isoladas em uma atividade permanente, com estúdios, profissionais especializados, financiamento, distribuição, salas interessadas em exibir as obras e, principalmente, um público disposto a pagar para assistir ao cinema produzido no próprio país.

A partir dos anos 1930, essa questão se tornou cada vez mais importante. O cinema sonoro modificava profundamente a produção mundial, Hollywood consolidava sua presença internacional e o mercado exibidor brasileiro estava amplamente ocupado por filmes estrangeiros. Se o Brasil quisesse construir uma cinematografia com alguma continuidade, teria de encontrar maneiras de competir dentro de um mercado que já funcionava segundo regras definidas em grande medida fora do país.

Nas duas décadas seguintes surgiram respostas bastante diferentes para esse problema. A Cinédia procurou aproximar o cinema brasileiro de um modelo industrial de estúdio. A Atlântida encontrou na comédia popular e na chanchada uma relação particularmente forte com o público. A Vera Cruz tentou elevar os padrões técnicos e produtivos, aproximando-se das grandes estruturas internacionais. Nenhuma dessas experiências conseguiu estabelecer definitivamente uma indústria cinematográfica brasileira nos moldes imaginados por seus criadores. Mas todas ajudaram a revelar uma questão que acompanharia o cinema nacional durante boa parte de sua história: produzir filmes é apenas uma parte do problema. É preciso também descobrir como fazê-los circular e encontrar espectadores.

QUANDO FAZER FILMES JÁ NÃO ERA SUFICIENTE

Nas primeiras décadas do cinema brasileiro, a produção havia se desenvolvido principalmente por meio de iniciativas locais, pequenos produtores, ciclos regionais e empreendimentos frequentemente descontínuos. Havia filmes, realizadores e experiências importantes, mas era difícil estabelecer uma cadeia produtiva capaz de manter a atividade durante longos períodos.

O advento do som tornou essa fragilidade ainda mais evidente. A nova tecnologia exigia investimentos, equipamentos e conhecimentos técnicos adicionais justamente quando o cinema norte-americano chegava ao mercado brasileiro com uma capacidade industrial incomparavelmente maior.

Ao mesmo tempo, porém, o som oferecia uma oportunidade. A língua, a música, o humor e os tipos populares brasileiros podiam aproximar o cinema nacional de espectadores que até então consumiam predominantemente produções estrangeiras. A pergunta deixava de ser apenas como realizar filmes no Brasil. Passava a incluir outra questão: que tipo de cinema brasileiro poderia conquistar seu próprio público?

Foi nesse ambiente que surgiu uma das experiências fundamentais do período.

CINÉDIA: O SONHO DO ESTÚDIO BRASILEIRO

Fundada em 1930 por Adhemar Gonzaga, a Cinédia representava uma ambição que ia além da realização ocasional de filmes. Gonzaga acompanhava atentamente o desenvolvimento do cinema internacional e acreditava que o Brasil precisava criar estruturas permanentes de produção.

A própria ideia de um estúdio cinematográfico carregava uma mudança de perspectiva. Em vez de organizar uma equipe apenas quando aparecesse a oportunidade de realizar determinado filme, procurava-se estabelecer instalações, equipamentos e profissionais capazes de trabalhar com maior continuidade. Era uma tentativa de transformar o cinema em atividade organizada.

A Cinédia produziu obras importantes e participou da consolidação do cinema sonoro brasileiro, mas sua contribuição histórica talvez seja ainda mais ampla. Em torno dela começou a ganhar força uma combinação que se mostraria decisiva para o cinema popular das décadas seguintes: música, comédia, artistas conhecidos do rádio, carnaval e referências facilmente reconhecíveis pelo público.

Essa aproximação não aconteceu por acaso. Enquanto Hollywood possuía estrelas internacionalmente conhecidas e grandes recursos de produção, o cinema brasileiro precisava descobrir quais elementos poderiam funcionar como sua própria força de atração. O rádio, então um dos principais meios de comunicação de massa do país, oferecia artistas, músicas e vozes que os espectadores já conheciam.

O cinema começava a compreender que não precisava necessariamente competir com Hollywood imitando tudo o que Hollywood fazia. Poderia procurar sua vantagem justamente naquilo que o cinema estrangeiro não possuía: a familiaridade com a cultura popular brasileira.

A CHANCHADA ENCONTRA O PÚBLICO

Essa descoberta atingiria sua forma mais popular com as chanchadas, especialmente a partir da atuação da Atlântida Cinematográfica, fundada em 1941.

Durante muito tempo, a chanchada ocupou uma posição desconfortável na história crítica do cinema brasileiro. Seu humor frequentemente escrachado, suas tramas simples, os números musicais e a rapidez da produção permitiam que fosse vista como um cinema menor, pouco sofisticado e excessivamente comercial. Mas essa avaliação se torna insuficiente quando observamos o fenômeno em sua dimensão histórica.

As chanchadas fizeram algo que o cinema brasileiro perseguia havia décadas: estabeleceram uma relação consistente com grandes parcelas do público.

O gênero incorporava elementos do rádio, do teatro de revista, do carnaval e da música popular. Astros como Oscarito e Grande Otelo tornaram-se figuras centrais de um cinema que reconhecia o potencial do humor brasileiro e não hesitava em dialogar com acontecimentos, costumes e comportamentos do cotidiano.

Havia ainda um aspecto particularmente interessante. Muitas chanchadas parodiavam o próprio cinema estrangeiro que dominava as telas brasileiras. Hollywood podia fornecer modelos de espetáculo, gêneros e estrelas, mas o cinema nacional respondia transformando essas referências por meio da sátira. Em vez de simplesmente reproduzir o modelo importado, apropriava-se dele e o submetia ao humor local.

Esse processo ajuda a compreender por que a chanchada não deve ser observada apenas como entretenimento popular. Ela também revela uma forma de negociação cultural. O público brasileiro assistia ao cinema norte-americano, conhecia suas convenções e podia rir quando essas convenções eram deslocadas para outro contexto.

A Atlântida percebeu ainda que uma indústria não depende somente da capacidade de produzir. A associação com o circuito exibidor de Luiz Severiano Ribeiro fortaleceu a relação entre produção e acesso às salas. Era uma questão decisiva, porque um filme concluído não possui valor econômico significativo se não consegue chegar ao espectador.

Nesse ponto aparece um dos problemas estruturais que continuariam acompanhando o cinema brasileiro: quem controla a circulação dos filmes possui enorme influência sobre aquilo que consegue existir comercialmente.

VERA CRUZ: AGORA O BRASIL QUERIA FAZER CINEMA “GRANDE”

Se a Atlântida encontrou força na aproximação com a cultura popular, outra experiência surgida no final dos anos 1940 partiu de uma ambição bastante diferente.

Fundada em São Bernardo do Campo, em 1949, a Companhia Cinematográfica Vera Cruz pretendia construir uma produção brasileira tecnicamente comparável ao cinema realizado pelos grandes estúdios estrangeiros. Havia capital, instalações sofisticadas, profissionais contratados no exterior e uma preocupação evidente com fotografia, cenografia, som, direção e acabamento.

Era um projeto de industrialização cinematográfica em escala até então incomum no país.

A Vera Cruz desejava demonstrar que o Brasil podia realizar filmes tecnicamente ambiciosos e capazes de alcançar reconhecimento internacional. Em poucos anos, produziu obras que permaneceriam importantes para a história do cinema nacional. O Cangaceiro, dirigido por Lima Barreto e lançado em 1953, alcançou projeção internacional e recebeu prêmio no Festival de Cannes.

À primeira vista, parecia a confirmação de que o projeto funcionava.

Mas a história da Vera Cruz também expôs uma contradição fundamental. Era possível construir estúdios, contratar técnicos experientes, investir em equipamentos e elevar consideravelmente a qualidade de produção. Isso não significava que estivesse resolvido o problema econômico.

Produzir em escala industrial exigia custos elevados e receitas capazes de sustentá-los. Mais uma vez, distribuição e exibição apareciam como elementos decisivos. Uma empresa poderia dominar a realização dos filmes e ainda assim permanecer vulnerável se não controlasse adequadamente os caminhos pelos quais esses filmes chegavam ao mercado e se transformavam em receita.

A Vera Cruz entrou em dificuldades financeiras poucos anos depois de sua criação. Seu projeto original não conseguiu se sustentar como imaginado.

O fracasso empresarial, entretanto, não transforma a experiência em fracasso histórico.

DUAS RESPOSTAS PARA A MESMA PERGUNTA

Observar Atlântida e Vera Cruz lado a lado ajuda a perceber algo importante sobre o período. As duas empresas buscavam alguma forma de continuidade para o cinema brasileiro, mas imaginavam caminhos diferentes.

A Atlântida aproximou-se intensamente do gosto popular, explorou comédia, música e estrelas conhecidas e desenvolveu uma produção relativamente econômica. A Vera Cruz apostou em maior sofisticação técnica, estruturas de estúdio, profissionalização e possibilidade de competir em outro patamar de produção.

Seria tentador transformar essa diferença em uma oposição simples entre cinema popular e cinema de prestígio, mas isso reduziria demais o problema. O que estava em discussão era algo maior: qual modelo econômico e cultural poderia sustentar uma cinematografia brasileira?

A resposta nunca seria simples porque o país precisava lidar simultaneamente com diferentes obstáculos. Era necessário financiar a produção, formar profissionais, desenvolver linguagem própria, disputar espaço nas salas, enfrentar a concorrência estrangeira e convencer o público de que o cinema brasileiro merecia sua atenção.

Cada empreendimento resolvia algumas dessas questões e deixava outras em aberto.

UMA INDÚSTRIA QUE NUNCA TERMINAVA DE SE FORMAR

Entre os anos 1930 e 1950, o cinema brasileiro avançou enormemente em relação às experiências descontínuas das primeiras décadas. Estúdios foram construídos, profissionais se especializaram, estrelas surgiram, gêneros conquistaram público e filmes brasileiros demonstraram capacidade de alcançar reconhecimento dentro e fora do país.

Mesmo assim, a sonhada indústria cinematográfica nacional continuava instável.

Essa aparente contradição seria recorrente. O Brasil demonstraria repetidas vezes que possuía cineastas, atores, técnicos, histórias e público suficientes para produzir uma cinematografia relevante. O que permaneceria difícil seria transformar esses elementos em um sistema econômico contínuo.

Talvez por isso a história do cinema brasileiro não possa ser compreendida apenas como uma sucessão de movimentos artísticos ou grandes filmes. Ela também é a história de diferentes tentativas de construir as condições materiais necessárias para que esses filmes existam.

Cinédia, Atlântida e Vera Cruz representam momentos fundamentais dessa procura. Uma ajudou a consolidar a ideia do estúdio e do cinema sonoro brasileiro. Outra mostrou que um cinema profundamente ligado à cultura popular podia estabelecer comunicação poderosa com o público. A terceira demonstrou que o país era capaz de atingir padrões técnicos e ambições internacionais muito maiores do que muitos imaginavam.

Nenhuma encontrou sozinha a fórmula definitiva.

Mas, ao final desse período, o cinema brasileiro já havia aprendido algo que seria fundamental para tudo o que viria depois: não bastava perguntar como fazer cinema no Brasil. Era preciso perguntar que cinema fazer, para qual público, com quais recursos e dentro de qual estrutura.

Nos anos seguintes, uma nova geração começaria a desconfiar da própria ideia de que o caminho deveria ser reproduzir uma grande indústria cinematográfica nos moldes estrangeiros. Em vez de perguntar como construir uma Hollywood brasileira, alguns cineastas começariam a formular uma questão radicalmente diferente: e se a força do nosso cinema estivesse justamente em encontrar outra maneira de fazer filmes?

Essa mudança de perspectiva abriria caminho para uma das transformações mais importantes da história do cinema brasileiro.