Cinema Brasileiro: Primeiros Passos

Antes de descobrir que cinema queria fazer, o Brasil precisou descobrir como fazê-lo



Quando o cinema chegou ao Brasil, no final do século XIX, ainda não existia propriamente aquilo que hoje chamamos de cinema brasileiro. Existia uma invenção que despertava curiosidade, algumas imagens em movimento projetadas diante de espectadores fascinados e, pouco depois, pessoas dispostas a experimentar o que aquela nova máquina poderia fazer. Entre esse primeiro contato e o início dos anos 1930, porém, aconteceu algo muito maior do que uma simples sucessão de avanços técnicos: aos poucos, o país aprendeu a produzir imagens, contar histórias, formar públicos e reconhecer no cinema uma possibilidade de expressão própria.

Esse processo esteve longe de ser contínuo. Houve momentos de expansão seguidos por períodos de retração, experiências que desapareceram quase sem deixar vestígios e iniciativas regionais que sobreviveram em condições precárias. Enquanto isso, o cinema estrangeiro, sobretudo o norte-americano, ocupava progressivamente as salas brasileiras e tornava cada vez mais difícil a construção de uma produção nacional regular. É justamente nessa combinação de descoberta, entusiasmo, fragilidade e persistência que se encontram os primeiros passos de nossa cinematografia.

QUANDO TUDO AINDA ERA NOVIDADE

As primeiras exibições cinematográficas no Brasil ocorreram no Rio de Janeiro em 1896, poucos meses depois das célebres sessões realizadas pelos irmãos Lumière em Paris. Naquele momento, pouco importava a existência de uma história elaborada ou de personagens capazes de conduzir uma narrativa. A própria possibilidade de observar imagens em movimento já constituía o espetáculo.

Dois anos depois, Afonso Segreto realizou as imagens da entrada da Baía de Guanabara que se tornariam tradicionalmente associadas ao nascimento do cinema brasileiro. A historiografia posteriormente relativizou a ideia de que aquela teria sido necessariamente a primeira filmagem realizada no país, mas a força simbólica do episódio permanece: em algum momento daqueles primeiros anos, o Brasil deixou de ser apenas um lugar onde filmes estrangeiros eram exibidos e tornou-se também um lugar onde imagens cinematográficas eram produzidas.

Durante essa fase inicial, a câmera esteve voltada principalmente para aquilo que acontecia diante dela. Paisagens, cerimônias, acontecimentos políticos, cenas urbanas e episódios do cotidiano eram registrados e depois apresentados ao público. O cinema estava ainda muito próximo da fotografia, das atualidades e da própria fascinação pela capacidade de preservar o movimento.

Aos poucos, entretanto, tornou-se evidente que aquela máquina poderia fazer mais do que registrar o mundo.

O CINEMA DESCOBRE O ESPETÁCULO

A expansão da eletricidade e das salas permanentes de exibição modificou profundamente a relação do público brasileiro com o cinema durante a primeira década do século XX. No Rio de Janeiro, especialmente a partir de 1907, multiplicaram-se os espaços dedicados às projeções, criando algo que os primeiros exibidores ocasionais não possuíam: espectadores que poderiam incorporar o cinema aos seus hábitos de entretenimento.

A existência de salas estimulava a procura por filmes, e essa procura favorecia a produção local. Entre aproximadamente 1907 e 1911 ocorreu aquilo que posteriormente seria chamado de Bela Época do cinema brasileiro, um período breve, mas suficientemente intenso para revelar como aquela novidade tecnológica começava a adquirir características de uma atividade cultural e comercial.

Os realizadores perceberam rapidamente que não precisavam procurar suas histórias muito longe. Crimes que mobilizavam a imprensa podiam ser reconstituídos para as telas, acontecimentos conhecidos despertavam a curiosidade dos espectadores e comédias, dramas e episódios populares ofereciam material para novas produções. Os chamados filmes cantantes, acompanhados por intérpretes posicionados atrás da tela, aproximavam as imagens projetadas da música e do espetáculo ao vivo, criando uma experiência que dialogava diretamente com formas de entretenimento já conhecidas pelo público.

Há uma transformação importante escondida nesse período aparentemente rudimentar. O cinema realizado no Brasil começava a perceber que poderia falar sobre aquilo que os brasileiros conheciam, comentavam e reconheciam como parte de sua própria experiência. Ainda estava longe de possuir uma linguagem nacional claramente identificável, mas já não era apenas uma tecnologia estrangeira apresentada diante de espectadores locais.

Começava a estabelecer uma relação com o país.

UM CRESCIMENTO QUE NÃO SE TRANSFORMOU EM INDÚSTRIA

A expansão daqueles anos poderia sugerir que o Brasil caminhava naturalmente para a formação de uma indústria cinematográfica. A história tomou outro rumo.

Durante a década de 1910, o mercado internacional passou por uma reorganização profunda, e os Estados Unidos consolidaram uma estrutura de produção e distribuição capaz de levar seus filmes a uma quantidade crescente de países. O Brasil tornou-se um desses mercados, e as produções estrangeiras passaram a ocupar de maneira cada vez mais intensa as salas nacionais.

Para quem pretendia produzir cinema no país, o problema não terminava quando o filme ficava pronto. Era necessário encontrar recursos para realizá-lo, organizar sua distribuição e, finalmente, conseguir espaço para exibi-lo em um circuito no qual empresas estrangeiras possuíam vantagens cada vez maiores. A fragilidade da produção nacional não decorria, portanto, apenas da ausência de realizadores ou de histórias que pudessem interessar ao público. Havia uma questão estrutural que começava a se tornar evidente.

Como construir uma cinematografia nacional quando o próprio mercado de exibição estava sendo ocupado por uma indústria estrangeira muito mais poderosa?

Essa pergunta atravessaria praticamente toda a história posterior do cinema brasileiro. Mudariam as empresas, as políticas públicas, as tecnologias e as formas de distribuição, mas a dificuldade de aproximar produção nacional e público permaneceria recorrente.

A primeira expansão perdeu força. O cinema brasileiro, porém, não desapareceu.

QUANDO O CINEMA SE ESPALHOU PELO BRASIL

Uma das consequências mais interessantes das décadas seguintes foi justamente a descentralização das experiências de produção. Durante os anos 1910 e, principalmente, ao longo da década de 1920, diferentes cidades brasileiras começaram a desenvolver iniciativas cinematográficas próprias, demonstrando que a história daquele cinema não poderia ser contada apenas a partir do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Recife tornou-se um dos casos mais importantes. O chamado Ciclo do Recife reuniu realizadores e produtores que, apesar das limitações técnicas e financeiras, conseguiram estabelecer uma produção relativamente significativa de filmes de ficção. Experiências também surgiram em outros lugares, entre eles Campinas e Cataguases, criando aquilo que a historiografia posteriormente identificaria como ciclos regionais.

Esses núcleos não formavam uma indústria integrada e tampouco possuíam condições de competir de maneira permanente com o cinema estrangeiro. Muitas vezes dependiam do entusiasmo de pequenos grupos, de equipamentos improvisados e de conhecimentos adquiridos durante a própria realização dos filmes. Ainda assim, produziram algo historicamente importante: permitiram que diferentes regiões começassem a se enxergar através da câmera.

O país entrava no cinema não apenas como cenário, mas como matéria narrativa. Paisagens, costumes, personagens e ambientes brasileiros podiam participar das histórias, ainda que os modelos dramáticos frequentemente continuassem influenciados pelo cinema estrangeiro.

Foi justamente em um desses centros afastados dos principais polos culturais do país que surgiu um realizador fundamental para compreender a passagem entre o cinema dos pioneiros e uma cinematografia cada vez mais consciente de sua linguagem.

HUMBERTO MAURO E A DESCOBERTA DO QUE A CÂMERA PODIA FAZER

Quando Humberto Mauro começou a realizar filmes em Cataguases, na década de 1920, as condições estavam muito distantes daquilo que se poderia imaginar como uma indústria cinematográfica organizada. Sua formação aconteceu essencialmente pela experiência, pela observação e pelo próprio ato de filmar.

Essa precariedade, no entanto, não impediu que seu cinema demonstrasse uma preocupação crescente com as possibilidades expressivas da imagem. Em obras como Braza Dormida (1928), a câmera já não funciona simplesmente como instrumento encarregado de registrar atores representando uma história. Enquadramentos, movimentos, montagem e composição visual começam a participar da construção dramática.

A mudança ajuda a medir a distância percorrida desde os primeiros registros realizados no país. No final do século XIX, o fascínio estava na possibilidade de colocar alguma coisa diante de uma câmera e vê-la posteriormente em movimento. Três décadas depois, realizadores brasileiros começavam a investigar como a posição dessa câmera, a duração de um plano ou a relação entre duas imagens poderiam alterar aquilo que o espectador sentia e compreendia.

O cinema brasileiro começava, enfim, a pensar cinematograficamente.

Humberto Mauro ocuparia posição central nesse processo, mas ele não estava sozinho. O final dos anos 1920 e o começo da década seguinte revelariam que, apesar de toda a fragilidade econômica acumulada desde os primeiros anos, a produção brasileira já podia alcançar níveis surpreendentes de elaboração formal.

QUANDO EXPERIMENTAR TAMBÉM PASSOU A SER POSSÍVEL

Em 1931, Mário Peixoto realizou Limite, uma obra que parecia surgir de um cinema brasileiro muito diferente daquele dos registros de atualidades ou das reconstituições de crimes populares do começo do século.

Sua construção baseada em imagens, associações, movimentos, enquadramentos e ritmo afastava-se radicalmente da narrativa convencional. O reconhecimento de sua importância aconteceria principalmente nas décadas posteriores, mas sua própria existência revela até onde algumas experiências cinematográficas brasileiras já haviam chegado no início dos anos 1930.

Dois anos depois, Humberto Mauro realizou Ganga Bruta (1933), levando ainda mais longe uma investigação visual que vinha desenvolvendo desde seus trabalhos anteriores. Embora recebido com dificuldade em seu próprio tempo, o filme seria posteriormente reconhecido como uma das obras fundamentais desse primeiro período de amadurecimento do cinema nacional.

Não se tratava ainda de uma cinematografia industrialmente forte. O contraste era justamente esse: enquanto a estrutura econômica permanecia instável, alguns realizadores demonstravam que a capacidade artística do cinema brasileiro já havia avançado muito além das condições materiais que o sustentavam.

Entre aquelas primeiras imagens produzidas no final do século XIX e filmes como Limite e Ganga Bruta haviam transcorrido pouco mais de trinta anos. O que começara como descoberta de uma tecnologia já podia resultar em experiências cinematográficas de considerável complexidade.

Mas, justamente quando o cinema silencioso brasileiro alcançava algumas de suas experiências mais sofisticadas, uma nova transformação obrigaria produtores e realizadores a reaprender parte do caminho.

O SOM MUDA NOVAMENTE AS REGRAS

A expansão internacional do cinema falado, iniciada no final dos anos 1920, criou oportunidades e dificuldades para cinematografias que ainda tentavam estruturar suas próprias formas de produção. Incorporar o som exigia equipamentos, conhecimento técnico e novos investimentos, aumentando os obstáculos para uma atividade que já enfrentava problemas de financiamento e distribuição.

Ao mesmo tempo, havia uma possibilidade particularmente importante para o Brasil. Se a imagem havia permitido que paisagens, rostos e ambientes nacionais chegassem às telas, o som poderia levar consigo algo ainda mais diretamente reconhecível pelo público: a língua, a música, as vozes e uma cultura popular fortemente associada ao rádio e ao espetáculo musical.

A Voz do Carnaval (1933), dirigido por Adhemar Gonzaga e Humberto Mauro, pertence a esse momento de transição e ajuda a indicar o caminho que parte da produção brasileira seguiria nos anos posteriores. A aproximação entre cinema, música popular, artistas conhecidos e cultura de massa abriria possibilidades que seriam exploradas de maneira muito mais ampla nas décadas seguintes.

Ao mesmo tempo, iniciativas como a Cinédia, fundada por Gonzaga em 1930, expressavam uma ambição que acompanhava o cinema brasileiro desde seus primeiros impulsos: transformar experiências isoladas de produção em uma atividade mais regular e profissional.

Era uma nova tentativa de responder a um problema antigo.

TRINTA E SETE ANOS PARA COMEÇAR A SER CINEMA BRASILEIRO

O percurso entre 1896 e 1933 não pode ser entendido como uma marcha contínua em direção ao progresso. Houve avanços e interrupções, períodos de maior produção e momentos de quase desaparecimento, experiências locais que não conseguiram sobreviver e filmes dos quais pouco ou nada restou. A própria preservação incompleta desse patrimônio torna difícil reconstruir plenamente o que aconteceu.

Ainda assim, quando observamos o período como um todo, uma transformação profunda se torna visível. O Brasil começou como consumidor de uma invenção que chegava da Europa e, em poucas décadas, desenvolveu produtores, exibidores, realizadores, atores, experiências regionais e obras capazes de explorar conscientemente a linguagem cinematográfica.

Mais importante ainda, aqueles primeiros anos revelaram problemas que permaneceriam surpreendentemente familiares ao longo do século seguinte. A dificuldade de financiar filmes, a fragilidade da distribuição, a presença dominante do cinema estrangeiro, a necessidade de formar público e a busca por estruturas capazes de sustentar uma produção contínua não surgiriam posteriormente. Estavam presentes praticamente desde o nascimento de nossa cinematografia.

Talvez seja justamente por isso que esses primeiros passos sejam tão importantes para compreender tudo o que viria depois. Antes de discutir qual deveria ser a identidade do cinema brasileiro, quais imagens representariam o país ou que linguagem seus grandes autores desenvolveriam, foi necessário resolver uma questão mais elementar: descobrir se era possível fazer cinema aqui.

A resposta construída entre 1896 e 1933 ainda era frágil, incompleta e cheia de contradições. Mas já era suficientemente clara para permitir o próximo passo. O Brasil havia deixado de ser apenas um lugar onde o cinema era exibido. Havia começado a construir o seu próprio cinema.

PARA CONHECER ESSE COMEÇO

Braza Dormida - Humberto Mauro - 1928
Um ponto privilegiado para observar o amadurecimento de Humberto Mauro e o momento em que a construção visual começa a assumir papel cada vez mais importante na narrativa.

Limite - Mário Peixoto - 1931
Uma experiência radical de montagem, composição e ritmo que ocupa lugar singular na história do cinema brasileiro e revela a ambição formal que algumas produções nacionais já haviam alcançado.

Ganga Bruta - Humberto Mauro - 1933
Uma das obras fundamentais do período, importante para acompanhar tanto a evolução de Mauro quanto a consolidação de uma linguagem cinematográfica mais sofisticada.

A Voz do Carnaval - Adhemar Gonzaga e Humberto Mauro - 1933
Um filme representativo da transição para o cinema sonoro e da aproximação crescente entre produção cinematográfica, música popular e cultura de massa no Brasil.