Entre 7 e 13 de setembro, as conversas do Clube de Cinema Seu Manolo percorreram territórios bastante diferentes. Grandes épicos, animes, cinema brasileiro, adaptações, revisões e experiências nas salas de cinema apareceram ao longo da semana. Mais do que a quantidade de títulos mencionados, porém, o que chamou a atenção foi a maneira como esses assuntos se conectaram. O repertório parece crescer menos por acumulação do que pelo encontro entre experiências diferentes.
Uma conversa sobre grandes batalhas no cinema mostrou bem esse movimento. Filmes como Gladiador, Coração Valente, 300, Tróia e O Senhor dos Anéis levaram a épicos de outras épocas, como Ben-Hur, Lawrence da Arábia e Espártaco, até chegar ao cinema de Akira Kurosawa e também às séries. Não havia uma curadoria planejada por trás daquele percurso. Cada lembrança provocava outra, uma indicação despertava uma curiosidade e alguém acrescentava um novo filme à própria lista. É um comportamento que o Radar já vinha observando: no Clube, um filme frequentemente funciona como caminho para chegar a outro.
Nesse processo, não conhecer uma obra não parece representar um obstáculo. Ao contrário, perguntas, pedidos de indicação e declarações de que determinado filme ainda não foi visto frequentemente alimentam a conversa. Desde as primeiras edições, o Radar percebe que a curiosidade talvez seja tão importante para a circulação do repertório quanto o conhecimento acumulado. A nova semana reforçou essa percepção.
Um dos episódios mais interessantes aconteceu quando um participante contou que havia começado a assistir a Demon Slayer para se aproximar do universo do filho adolescente. A experiência acabou desfazendo parte do preconceito que mantinha em relação aos animes. A partir daí, outras recomendações apareceram, entre elas Death Note e Attack on Titan. O caso sugere algo que merece ser acompanhado: às vezes, ampliamos nosso repertório não porque decidimos explorar deliberadamente um território desconhecido, mas porque alguém nos oferece uma boa porta de entrada.
Algo semelhante, embora por outro caminho, aconteceu com o cinema brasileiro. Uma conversa que passou por Bacurau e pelo cinema pernambucano acabou produzindo uma proposta espontânea: os próprios participantes poderiam apresentar filmes realizados em seus estados. A ideia revela uma possibilidade interessante para uma comunidade formada por pessoas de diferentes regiões. Em vez de pensar o cinema brasileiro apenas a partir de uma filmografia consagrada nacionalmente, o Clube pode descobrir diferentes cinematografias através da experiência de quem vive mais perto delas.
Entre todos os assuntos da semana, a discussão sobre adaptações foi uma das que mais avançaram da simples troca de opiniões para a formulação de argumentos. A pergunta inicial era conhecida: até onde um filme deve ser fiel ao livro, ao jogo ou à obra que lhe deu origem? As respostas mostraram que a questão é menos simples do que parece. Se a fidelidade for absoluta, corre-se o risco de ignorar que cinema e literatura trabalham com recursos diferentes. Se a liberdade for excessiva, pode desaparecer aquilo que dava identidade à obra original. A conversa acabou chegando a um problema mais interessante: talvez adaptar seja justamente descobrir o que precisa mudar para funcionar em outra linguagem e o que precisa permanecer para que aquela história continue sendo reconhecida.
Esse assunto merece atenção também porque não surgiu pela primeira vez. Uma atividade realizada anteriormente pelo Clube já havia provocado uma discussão sobre adaptações. Agora, o tema retornou espontaneamente. Para o Radar, essa diferença importa. Uma ocorrência isolada pode ser apenas circunstancial; quando uma questão reaparece em momentos diferentes, começa a existir uma tendência que vale acompanhar.
Outro movimento que ganha continuidade é a revisão de filmes. Desde o Radar #0 surgem relatos de obras que parecem diferentes quando vistas novamente. Às vezes a avaliação melhora; em outras, são percebidos elementos que haviam passado despercebidos. Nesta semana, novas revisões apareceram nas conversas. Ainda é cedo para transformar isso em uma característica definitiva da comunidade, mas já existe evidência suficiente para considerar que rever filmes começa a ocupar um lugar próprio na construção do repertório.
A própria experiência de assistir também entrou em cena. A Semana do Cinema estimulou relatos sobre várias sessões no mesmo dia, filmes escolhidos especialmente para a tela grande e diferentes maneiras de organizar uma ida ao cinema. Como havia um acontecimento externo incentivando esse comportamento, seria precipitado concluir que existe uma nova tendência. Mesmo assim, ficou uma questão para as próximas semanas: até que ponto o lugar e as condições em que assistimos a um filme interferem na experiência que teremos dele?
Talvez o gesto mais simbólico da semana tenha acontecido fora das discussões sobre qualquer filme específico. Diante da quantidade de recomendações que passam pelo WhatsApp e rapidamente desaparecem entre novas mensagens, um participante começou a reuni-las numa lista no Letterboxd. Sem que houvesse uma orientação do Clube, surgiu uma tentativa de preservar aquilo que a própria comunidade estava produzindo.
Há uma curiosa proximidade entre essa iniciativa e a razão de existir do RADAR DO CLUBE. Ambos partem do mesmo problema: boas recomendações, ideias e discussões podem desaparecer na velocidade das conversas cotidianas. Quando começamos a registrá-las, elas deixam de ser apenas mensagens passageiras e começam a formar uma memória.
A terceira semana do Radar, portanto, não revelou um gênero favorito nem um conjunto de filmes que possa representar o Clube. Revelou algo mais útil. Confirmou que o repertório continua circulando por associação, que admitir não conhecer uma obra frequentemente abre novas conversas e que os participantes procuram cada vez mais explicar as razões de suas avaliações. Ao mesmo tempo, surgiram novos caminhos: atravessar uma resistência por influência de outra pessoa, descobrir o cinema brasileiro pela origem regional dos membros e criar maneiras de preservar as recomendações produzidas pela própria comunidade.
Talvez seja essa a melhor síntese da semana: diferentes conversas mostraram que ampliar o repertório não significa apenas assistir a mais filmes. Significa também descobrir novos caminhos para chegar até eles.