Luis Buñuel nasceu em 1900, na pequena cidade de Calanda, na Espanha, em um ambiente marcado por forte religiosidade católica, tradições populares e rituais que deixariam marcas profundas em sua imaginação. Ainda jovem, mudou-se para Madri para estudar, onde entrou em contato com a efervescência intelectual da Residencia de Estudiantes, convivendo com figuras centrais da cultura espanhola e europeia. Esse período foi decisivo para sua formação artística e para o surgimento de seu espírito iconoclasta.



Nos anos 1920, Buñuel se transfere para Paris e se integra ao movimento surrealista, aproximando-se de artistas que buscavam romper com a lógica racional e moral burguesa. O cinema surge para ele como meio privilegiado para dar forma ao inconsciente, ao sonho, ao desejo e à blasfêmia. Desde o início, sua obra se constrói como gesto de provocação, rejeitando qualquer função conciliadora da arte.

Com a Guerra Civil Espanhola e, depois, a Segunda Guerra Mundial, Buñuel vive o exílio. Após passagens pelos Estados Unidos e pela França, estabelece-se no México, onde reencontra o cinema de forma mais regular. Esse deslocamento geográfico não suaviza seu olhar — ao contrário, amplia sua crítica às instituições, à hipocrisia social e à violência simbólica do poder.


Mesmo trabalhando dentro de sistemas industriais e, por vezes, com orçamentos modestos, Buñuel mantém absoluta coerência autoral. Seu cinema nunca abandona o impulso subversivo: padres, burgueses, militares e famílias são sistematicamente expostos como estruturas de repressão do desejo e da liberdade. O escândalo não é exceção, mas método.

Na fase final da carreira, já consagrado internacionalmente, Buñuel realiza obras que combinam radicalidade formal e sofisticação narrativa. Seus últimos filmes não gritam — corroem. O surrealismo se torna mais seco, mais cruel e mais lúcido, culminando em uma das filmografias mais consistentes e incômodas da história do cinema.

 





Mostra O Discreto Escândalo da Realidade — O Cinema de Luis Buñuel

A obra de Luis Buñuel atravessa o século XX como uma força corrosiva contra qualquer forma de acomodação moral, estética ou espiritual. Poucos cineastas foram tão coerentes em sua recusa ao conforto: Buñuel não seduz para reconciliar, não provoca para escandalizar por esporte — ele desorganiza para revelar. Seu cinema nasce do choque entre desejo e repressão, fé e blasfêmia, sonho e rotina, expondo a fragilidade das instituições que se apresentam como naturais e eternas.

Desde o surrealismo inaugural até as obras finais de maturidade seca e cruel, Buñuel construiu um cinema que não se explica, se infiltra. Padres, burgueses, famílias, tribunais, salões e mesas de jantar tornam-se palcos de uma comédia sombria em que o absurdo não liberta: aprisiona. O gesto buñueliano não é o da fantasia exuberante, mas o da repetição ritual, do detalhe que retorna, do desejo que não encontra saída — um cinema em que a normalidade é o verdadeiro escândalo.

Esta retrospectiva convida o espectador a percorrer uma filmografia que nunca buscou consenso. Ao contrário: Buñuel nos lembra que a lucidez custa caro, que o riso pode ser arma e que o cinema, quando recusa explicar o mundo, o revelaO Discreto Escândalo da Realidade propõe não uma celebração pacificada, mas um encontro com um autor que insistiu, até o fim, em filmar aquilo que preferimos não ver. 



Fase I — O Cinema como Agressão ao Olhar (1929–1934)

O surrealismo como método de ataque à lógica, à moral e à religião.


Imagens que ferem, narrativas que recusam sentido e um cinema pensado como gesto de libertação do inconsciente e de afronta à razão burguesa.









Um Cão Andaluz (1929) Un chien andalou - 16 min
Direção e Roteiro

Permanece como um lembrete incômodo: o cinema pode ser um espaço onde o significado falha — e aí reside sua força.






A Idade do Ouro (1930) L'âge d'or - 1 h
Direção e Roteiro


Amor como Força Antissocial








Fase II — Realismo em Estado de Suspensão (1934–1946)

O mundo observado com ironia, sem abandonar o veneno surrealista.

Um período de transição e exílio, em que o real é filmado como superfície instável, já contaminada pelo absurdo.


Fase III — O Veneno no Cinema Popular (1947–1959)

Melodrama, realismo social e desejo sob vigilância.

Dentro do cinema industrial mexicano, Buñuel infiltra crítica feroz às estruturas sociais, usando a forma clássica como cavalo de Troia.






O Grande Caveira (1949) El gran calavera (1 h 32 min)
Direção

A Comédia como Armadilha Moral





Os Esquecidos (1950) Los olvidados - 1 h 25 min
Direção e Roteiro

Um dos retratos mais duros já feitos sobre a infância marginalizada





Susana, Mulher Diabólica (1951) Susana - 1 h 26 min
Direção e Roteiro

Um estudo seco sobre desejo e hipocrisia





Subida ao Céu (1952) Subida al cielo - 1 h 25 min
Direção e Roteiro

A Viagem como Provação Moral





Mulher Sem Amor (1952) Una mujer sin amor - 1 h 25 min
Direção e Roteiro

Um estudo seco sobre escolhas que não se escolhem.





O Bruto (1953) El bruto - 1 h 21 min
Direção e Roteiro

Um retrato implacável da violência como serviço






O Alucinado (1953) Él - 1 h 32 min
Direção e Roteiro

Um dos retratos mais perturbadores já feitos sobre o ciúme masculino.






A Ilusão Viaja de Bonde (1954) La ilusión viaja en tranvía - 1 h 30 min
Direção

A ilusão pode não mudar o mundo — mas revela, por contraste, o quanto ele é rigidamente organizado.





As Aventuras de Robinson Crusoé (1954) Robinson Crusoe - 1 h 30 min
Direção e Roteiro

Luis Buñuel transforma a aventura em reflexão incômoda: mesmo sozinho, o homem moderno recria as estruturas que diz ter deixado para trás.






Escravos do Rancor (1954) Abismos de pasión - 1 h 31 min
Direção e Roteiro

Ao transformar a paixão em circuito fechado de dor e memória, Buñuel afirma que há amores que não querem ser resolvidos — querem persistir como ferida.





O Rio E a Morte (1954) El río y la muerte - 1 h 31 min
Direção e Roteiro

Um retrato implacável da violência culturalizada. O verdadeiro inimigo não é o indivíduo que mata, mas a tradição que ensina a matar.





Ensaio de Um Crime (1955) Ensayo de un crimen - 1 h 29 min
Direção e Roteiro

Aqui, a violência não explode — ensaia indefinidamente.






Assim é a Aurora (1956) Cela s'appelle l'aurore - 1 h 42 min
Direção e Roteiro

A Aurora como Promessa Frágil






A Morte no Jardim (1956) La mort en ce jardin - 1 h 44 min
Direção e Roteiro

Um filme sobre a falência das ilusões civilizatórias. 







Nazarin (1959) - 1 h 34 min
Direção e Roteiro

O escândalo aqui não é o pecado, mas a virtude levada a sério.






Os Ambiciosos (1959) La fièvre monte à El Pao - 1 h 37 min
Direção e Roteiro

O escândalo não está na corrupção explícita, mas na facilidade com que ela se apresenta como solução
razoável.








Fase IV — Fé, Santidade e Contradição (1960–1965)

Religião como campo de conflito, não de redenção.

O retorno à Europa marca filmes que desmontam a espiritualidade institucional, revelando a tensão insolúvel entre desejo, culpa e poder.











A Adolescente (1960) The Young One - 1 h 36 min
Direção e Roteiro

Ao confrontar racismo, desejo e autoridade em um espaço sem amparo social, a violência não é desvio excepcional — é possibilidade latente sempre que o poder encontra a vulnerabilidade





Viridiana (1961) - 1 h 31 min
Direção e Roteiro

Um ataque preciso à caridade sem mundo e à fé sem mediação. 






O Anjo Exterminador (1962) El ángel exterminador - 1 h 35 min
Direção e Roteiro

Uma das alegorias mais radicais do cinema moderno.






O Diário de uma Camareira (1964) Le journal d'une femme de chambre - 1 h 34 min
Direção e Roteiro

Um retrato implacável da intimidade burguesa como terreno fértil para o autoritarismo e o fetiche.





Simão do Deserto (1965) Simón del desierto - 45 min
Direção e Roteiro

A Santidade Levantada do Chão








Fase V — A Burguesia como Ritual do Absurdo (1967–1977)

O mundo civilizado preso à própria encenação.


Na maturidade final, o cinema de Buñuel atinge precisão cirúrgica: a repetição, o protocolo e o desejo frustrado tornam-se a própria matéria do absurdo.











A Bela da Tarde (1967) Belle de jour - 1 h 40 min
Direção e Roteiro

A coragem de tratar a sexualidade feminina fora do moralismo





Via Láctea (1969) La voie lactée - 1 h 42 min
Direção e Roteiro

A Peregrinação como Dispositivo Filosófico





Tristana, Uma Paixão Mórbida (1970) Tristana - 1 h 39 min
Direção e Roteiro

A Tutela como Forma de Violência





O Discreto Charme da Burguesia (1972) Le charme discret de la bourgeoisie - 1 h 42 min
Direção e Roteiro

A burguesia como sonho ruim de si mesma





 
O Fantasma da Liberdade (1974) Le fantôme de la liberté - 1 h 44 min
Direção e Roteiro

A Liberdade como Assombração






Esse Obscuro Objeto do Desejo (1977) Cet obscur objet du désir - 1 h 43 min
Direção e Roteiro

Encerra a filmografia de Buñuel com precisão implacável. Aqui, o escândalo não é o erotismo, mas a constatação final de que o amor, enquanto promessa de completude, é uma ficção persistente.








Encerramento curatorial

Percorrer Buñuel é aceitar que o cinema não precisa consolar, educar ou redimir. Ele pode, simplesmente, desorganizar o real até que suas fissuras se tornem visíveis. Esta mostra propõe esse risco — e essa lucidez.